Curso ITA / IME

Objetivos

Focar, prioritariamente, no preparo do aluno para os vestibulares do ITA e do IME e, automaticamente, preparando-o para outras escolas militares como, por exemplo, EsPCEx, AFA, Escola Naval, EFOMM, EsSA, além de instituições de ponta no cenário nacional como USP, UNICAMP, UNESP, UFSCAR e Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Dinâmica

  • Aulas teóricas de segunda à sexta das 18:00 às 22:30, além de sábado das 08:00 às 12:30.
  • Simulados regulares aos finais de semana.
  • Material didático próprio.

Início

05 de Março

Valor

10 mensalidades no valor de R$ 800,00 (MAR a DEZ) mais uma taxa de matrícula no valor de R$ 500,00 vinculada ao custo do material didático.

Prova de Admissão

A prova de admissão para ingressar na Turma ITA/IME 2018 do MADAN terá dois objetivos:

1) Selecionar os 20 alunos com as maiores pontuações.

2) Distribuir descontos para os 3 primeiros classificados de acordo com a tabela abaixo.

1° colocado
50% de desconto*
2° colocado
30% de desconto*
3° colocado
20 % de desconto*

*o desconto recairá apenas sobre a mensalidade, excluindo a taxa de matrícula vinculada ao material didático.

  • A prova constará de 40 questões objetivas, sendo 15 de MATEMÁTICA, 15 de FÍSICA e 10 de QUÍMICA.
  • A prova terá uma duração de 3 horas.
  • A correção será de forma binária, atribuindo 1 para as questões certas e 0 para as questões erradas.
  • Em caso de empate, terá prioridade o aluno com maior pontuação nas questões de MATEMÁTICA. Persistindo o empate, terá prioridade o aluno com maior pontuação nas questões de FÍSICA. Se não houver como desempatar, será realizada uma outra prova apenas para os alunos que ficaram empatados na classificação final.
  • A prova de admissão será realizada no dia 25 de FEVEREIRO (domingo) com início às 09:00h na sede do MADAN, devendo o candidato chegar com 1h de antecedência, portando algum documento original com foto.
  • Para se inscrever para a prova, basta realizar a pré-matrícula.
  • O gabarito da prova será disponibilizado no site, assim como a classificação final.
  • Após a divulgação da classificação no site, o aluno selecionado terá 3 dias para efetuar sua matrícula. Expirando esse prazo, sua vaga será automaticamente destinada ao primeiro suplente na classificação final.

Conteúdo para prova de admissão

Matemática

1. Teoria elementar dos conjuntos: subconjuntos, união, intersecção, diferença, complementar.

2. Progressões aritméticas e progressões geométricas: propriedades, soma dos termos de uma progressão geométrica infinita.

3. Funções: funções injetoras, sobrejetoras e bijetoras; funções pares, ímpares e periódicas; funções composta e inversa. Funções logaritmo e exponencial: definições e propriedades. Equações e inequações logarítmicas e exponenciais.

4. Polinômios: conceito, grau e propriedades fundamentais; operações, fatorações e produtos notáveis; raízes; teorema fundamental da álgebra.

5. Combinatória: problemas de contagem; arranjos, permutações e combinações simples; binômio de Newton. Probabilidade e espaços amostrais; probabilidade condicional e eventos independentes.

6. Matrizes: operações, propriedades, inversa. Determinantes e propriedades. Matriz associada a um sistema de equações lineares; resolução e discussão de sistemas lineares.

7. Trigonometria: fórmulas de adição, subtração e bissecção de arcos; funções trigonométricas: propriedades e relações principais; transformação de soma de funções trigonométricas em produtos; equações e inequações trigonométricas.

8. Geometria analítica: coordenadas cartesianas; distância entre pontos; equações da reta, paralelismo e perpendicularismo, ângulo entre retas, distância de um ponto a uma reta; equação da circunferência, tangentes a uma circunferência, intersecção de uma reta a uma circunferência.

9. Geometria plana: polígonos, circunferências e círculos; congruência de figuras planas; semelhança de triângulos; relações métricas nos triângulos, polígonos regulares e círculos; áreas de polígonos, círculos, coroas e setores circulares.

10. Geometria espacial: retas, planos e suas posições relativas no espaço; poliedros regulares; prismas e pirâmides e respectivos troncos; cilindros, cones e esferas; cálculo de áreas e volumes.

Física

1. Noções sobre medidas físicas: algarismos significativos. Desvios e erros. Análise Dimensional. Grandezas escalares e vetoriais. Soma e subtração de vetores. Escalas e gráficos. Funções. Representação gráfica de funções. Sistema Internacional de Unidades (SI).

2. Cinemática escalar da partícula: equação horária de um movimento. Trajetória. Velocidade e aceleração. Estudo gráfico do movimento. Movimento de projéteis. Movimento circular. Cinemática vetorial.

3. Conceito de força. Equilíbrio de uma partícula. Momento de uma força. Equilíbrio de um corpo rígido. Equilíbrios estável e instável de um corpo rígido.

4. Leis fundamentais da Mecânica. Dinâmica do movimento retilíneo. Dinâmica do movimento circular. Força centrípeta. Noções sobre sistemas acelerados de referência. Força centrífuga. Impulso e quantidade de movimento. Centro de massa.

5. Trabalho e energia cinética. Energia potencial. Conservação da energia mecânica. Forças conservativas e dissipativas.

6. Movimentos periódicos. Movimento harmônico simples. Superposição de movimentos harmônicos simples de mesma direção e de direções perpendiculares. Pêndulo simples.

7. Estudo dos fluidos em equilíbrio. Pressão. Massa específica. Princípios de Arquimedes e de Pascal. Pressão atmosférica.

8. Termologia: temperatura. Graduação de termômetros. Escalas termométricas. Princípio zero da termodinâmica. Dilatação de sólidos e líquidos. Leis dos gases perfeitos. Equação de Clapeyron. Noções da teoria cinética dos gases. Quantidade de calor. Calor específico. Capacidade térmica. Equivalente mecânico do calor. 1° e 2° Princípios da Termodinâmica. Propagação do calor.

9. Ondas transversais e longitudinais. A natureza do som. Altura, intensidade e timbre e um som. Velocidade do som. Cordas vibrantes. Tubos sonoros. Efeito Doppler.

10. Óptica geométrica: propagação retilínea da luz. Leis da reflexão e da refração. Reflexão total. Estudo de espelhos, lâminas e prismas. Dispersão da luz. Lentes delgadas. Sistemas ópticos.

11. Natureza ondulatória da luz. Interferência. Experiência de Young. Difração. Polarização da luz. Modelos ondulatório e corpuscular da luz.

12. Cargas elétricas. Processos de eletrização. Estrutura do átomo. Lei de Coulomb. Campo elétrico. Linhas de força. Potencial eletrostático. Capacitores. Capacitância de um capacitor plano. Associação de capacitores.

13. Condutores e isolantes. Corrente elétrica. Resistência elétrica. Lei de Ohm. Associação de resistências. Variação da resistividade com a temperatura. Efeito Joule. Leis de Kirchhoff. Ponte de Wheatstone. Geradores. Medida da força eletromotriz. Associação de geradores.

14. Campo magnético. Ímãs. Campo magnético produzido por uma corrente elétrica. Bobinas. Forças sobre cargas em movimento dentro de um campo magnético. Interação entre correntes.

15. Indução eletromagnética. Lei de Faraday. Lei de Lenz. Autoindução, indutância. Propagação e interferência de ondas eletromagnéticas.

Química

1. Conceito, objetivos e ramos da Química. Método científico.

2. Matéria: propriedades dos estados sólido, líquido e gasoso; sólidos amorfos e cristalinos.

3. Misturas heterogêneas, colóides e soluções: conceitos e critérios de identificação; métodos de separação das fases e dos componentes; critérios de pureza.

4. Elementos químicos: símbolos; propriedades e classificações periódicas; substâncias químicas simples e compostas e suas representações por fórmulas; fontes, principais processos de obtenção e propriedades das substâncias simples mais utilizadas.

5. Átomos e moléculas: partículas fundamentais e modelos atômicos; principais métodos de determinação de massas atômicas e massas moleculares; radioatividade.

6. Bases estequiométricas da teoria atômica moderna: as leis dos gases, princípio de Avogadro e o conceito geral de mol;principais métodos de obtenção da massa molar e do número de Avogadro.

7. Ligações químicas: os casos extremos (iônica, covalente e metálica) e casos intermediários; polaridade e momento dipolar das moléculas.

8. Soluções: maneiras de expressar concentrações; tipos de soluções; condutividade elétrica de soluções; solubilidade em água de sólidos, líquidos e gases; propriedades coligativas.

9. Reações químicas: equação química e balanceamento, cálculos estequiométricos; energia envolvida.

10. Equilíbrio químico: conceito; constantes de equilíbrio; princípio de Lê Chatelier.

11. Termoquímica: energia interna (calor e trabalho); variações de entalpia; lei de Hess; energia de reações; energia de ligação.

12. Cinética química: efeito da temperatura e dos catalisadores, enzimas e inibidores.

13. Ácidos, bases, sais e óxidos: Conceitos, nomenclatura e classificação; propriedades de suas soluções aquosas; processos de obtenção das substâncias mais usadas.

14. Eletroquímica: conceitos de catodo, anodo e polaridade de eletrodos; potenciais de eletrodo; leis de Faraday; série ordenada de pares redox.

15. Química orgânica: conceito, funções orgânicas e grupos funcionais; séries homólogas; isomeria de cadeia, funcional, geométrica e óptica (quiralidade).

16. Hidrocarbonetos, alcoóis, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, éteres, fenóis e aminas: classificação, nomenclatura e propriedades; processos de obtenção das substâncias mais usadas.

17. Proteínas, carboidratos, gorduras e polímeros naturais: ocorrência e principais usos.

18. Polímeros sintéticos: correlação entre estrutura e propriedades; principais métodos de obtenção e principais uso.

19. Química ambiental: ciclo do carbono; ciclo da água; ciclo do oxigênio; poluição da água; poluição da atmosfera.

CARREGANDO...